Código de Conduta

O objetivo desse código de conduta é reportar os comportamentos esperados de participantes, líderes de equipe, parceiros e pessoas ligadas à rede, que se relacionam entre si. Serve como um guia da nossa cultura e de quem somos para que todos façam parte de uma rede harmoniosa, que valoriza pessoas e fortalece relacionamentos.

1. Apresentação

Somos uma rede de empoderamento feminino que visa incentivar, inspirar, conectar e imergir meninas e mulheres no universo das tecnologias da informação e comunicação. Pretende-se, por meio da inovação tecnológica e empreendedorismo, aumentar a participação das mulheres no mercado de tecnologia promovendo a equidade de gênero. Atuamos na realização, colaboração e participação de iniciativas, projetos, oficinas, palestras e eventos. A rede apoia e conecta as diversas iniciativas distribuídas no território nacional, com o objetivo de unir as mulheres da área de forma colaborativa, estimulando a participação de pessoas independente de gênero.

 

2. Comportamentos esperados quando representando a rede

A rede Tech Ladies convida as participantes da rede a representá-la sempre que possível. O objetivo é garantir a divulgação e expansão da rede. Todavia, para que isso ocorra de forma saudável e sustentável, a rede espera os seguintes comportamentos dos participantes:

  1. Tratar as pessoas nos eventos de maneira cordial e imparcial.
  2. Evitar a troca de informações confidenciais e estratégicas da rede.
  3. Apresentar a rede de forma objetiva de acordo com as informações constantes na apresentação padrão da rede.
  4. De forma alguma manifestar informações negativas com intuito de prejudicar a rede.
  5. Divulgar a rede de maneira positiva e de acordo com os propósitos.
  6. Informar as pessoas sobre os canais de comunicação da rede: site, facebook e whatsapp.
  7. Em situações de conflito e divergência agiremos de maneira educada e respeitosa, nos afastando de situações polêmicas. Caso não se sinta à vontade em divulgar a rede ou ser representada por ela, não tem problema algum. Pedimos somente a gentileza de seguir os itens acima.

 

3. Comportamento nos eventos promovidos pela rede

Nos eventos, meetups, workshops, etc. promovidos pela rede Tech Ladies não serão permitidos os usos de imagens e materiais com conteúdos sexuais, homofóbicos, racistas e discriminatórios. Se você notar ou for vítima de quaisquer tipos de violência verbal, física ou assédio durante eventos promovidos pela rede, relate o ocorrido à organização ou qualquer representante da Rede Tech Ladies. Por assédio entendemos, sem limitação:

  • comentários ofensivos, verbais ou eletrônicos, relacionados às características ou escolhas pessoais, etnia, gênero, bem como comentários ou imagens sexuais, racistas, homofóbicos ou discriminatórios de qualquer natureza em espaços presenciais ou digitais;
  • intimidação deliberada e perseguição;
  • fotografias ou gravações que gerem constrangimento;
  • interrupções reiteradas de palestras por motivos não relacionados aos conteúdos das mesmas;
  • contato físico inadequado ou atenção sexual indesejada.

Organizadoras e colaboradoras estarão atentas e zelosas para cuidar e evitar, da melhor forma possível, todo tipo de situação que possa causar constrangimentos.

 

4. Tratamento das infrações

Ao notar ou ser reportada a ocorrência de algum comportamento que infrinja o código de conduta, o/a responsável pela realização do ato será advertido(a) a descontinuar as ações que estejam violando o código. Em caso de reincidência, este/esta poderá ser convidado(a) a se retirar do evento a critério exclusivo da organização. A organização também se reserva ao direito de não permitir a participação do(a) envolvido(a) nas demais atividades da rede

 

5. Parcerias

A rede Tech Ladies atua de forma colaborativa. Para levantamento e definição de parcerias a rede tem uma equipe core chamada Make Ladies que tem a missão de analisar e definir quais parcerias podem ser firmadas. Orientamos as ladies da rede a sempre buscar a organização para falar com parceiros e em nome desta. As integrantes da equipe core são apresentadas nas reuniões da rede.

 

6. Manifesto Tech Ladies

Como membro da rede Tech Ladies, comprometo-me a:

  1. Respeitar as diferenças individuais;
  2. Comunicar-me de maneira clara, objetiva e gentil;
  3. Cumprir com minhas atribuições e prazos da rede;
  4. Estar ciente sobre o cuidado, com a reputação, credibilidade e imagem da rede de acordo com seu código de conduta;
  5. Manter discrição quanto ao que é feito, falado e escrito dentro da rede;
  6. Ser modesta(o) nas discussões. Refletir que talvez a(o) outra(o) tenha razão, e caso não a tenha, procurar compreender-lhe;
  7. Evitar ser crítico o tempo todo sem dar ou implementar sugestões de melhoria;
  8. Saber ouvir;
  9. Compartilhar conhecimento e experiência;
  10. Desfrutar da rede e das pessoas de forma a contribuir para o crescimento pessoal e profissional.